Expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de junho é de chuvas abaixo da média em todo o estado do Rio Grande do Sul, devastado pelo maior desastre climático de sua história.
Depois de registrar volumes recordes desde o fim de abril, o Rio Grande do Sul terá tempo seco ao longo do próximo mês, conforme o prognóstico climático do Inmet divulgado nesta sexta-feira (24). O último boletim divulgado pela Defesa Civil no estado aponta 163 mortes pelos temporais no período e 65 desaparecidos.
A previsão do tempo aponta ainda temperaturas baixas para a região, com termômetros abaixo dos 14 ºC. “Não se descarta a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, o que é muito comum nesta época do ano”, acrescenta o boletim.
Já para o fim de semana, também não há expectativa de temporais no estado, que deve ter tempo firme e temperaturas entre 16 ºC e 9 ºC. Com as chuvas dos últimos dias, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, voltou a subir e atingiu 4,27 metros, ainda acima da cota de inundação de 3 metros, aponta a Agência Nacional de Águas (ANA). Sacos de areia chegaram a ser colocados pela prefeitura para evitar o avanço das águas, que voltaram a inundar bairros da cidade.
Em todo o mês de maio já foram registrados quase 500 milímetros de chuvas, um recorde. Mais de 645 mil pessoas estão fora de casa, em abrigos ou casa de parentes, e quase todos os municípios gaúchos foram afetados pelos temporais.