O embaixador do Brasil na Rússia confirmou a presença do presidente brasileiro na cúpula em Kazan, cujo tema é “Fundamento do Mundo Multipolar – Formação de Novos Pontos de Crescimento”.
Lula da Silva deve ir à Rússia em outubro para participar da cúpula do BRICS em Kazan, anunciou na quinta-feira (6) o embaixador do Brasil na Rússia à mídia russa no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês).
“Acho que o presidente deverá vir aqui para participar da cúpula de Kazan em outubro e transmitir nossas mensagens”, segundo Rodrigo de Lima Baena Soares.
“Nossas prioridades são muito claras, elas estão relacionadas ao trabalho no BRICS para combater a fome, a pobreza, a reforma das instituições internacionais e a reforma da governança das instituições internacionais”, acrescentou ele quando questionado sobre a possível agenda da visita do presidente brasileiro à Rússia.
Quanto às relações econômicas bilaterais, o embaixador sublinhou que o comércio do Brasil com a Rússia inclui a compra de fertilizantes e diesel. Para ele, Brasília deveria aproveitar as oportunidades que existem no mercado russo para as empresas brasileiras, especialmente no que toca à exportação de produtos agrícolas e industriais.
Em fevereiro, Soares se reuniu com Vladimir Platonov, presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Moscou, durante a qual ele observou várias tendências positivas na cooperação bilateral entre a Rússia e o Brasil, e sugeriu a expansão da presença de empresas brasileiras no mercado russo.
O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo é realizado de quarta-feira (5) a sábado (8).