O setor industrial cresceu 3,5% nos quatro primeiros meses deste ano, de acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), relativos ao mês de abril, divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com abril de 2023, o crescimento foi de 8,4% e, em 12 meses, a expansão da indústria foi de 1,5%, segundo a pesquisa. Já em relação ao mês imediatamente anterior, a produção industrial em abril deste ano recuou 0,5%, interrompendo dois meses consecutivos de crescimento, período em que acumulou expansão de 1%.
O IBGE destaca que o setor ainda se encontra 0,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 16,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.
Entretanto, o estudo aponta que resultados positivos predominam em três das quatro categorias econômicas e 18 dos 25 ramos industriais, mostrando expansão na produção.
Indústria automobilística se destaca
O segmento automobilístico, à exceção do mês anterior, quando recuou 4,6%, teve alta de 4,4% em janeiro e 3,5% em fevereiro, tendo crescido 13,2% em abril.
O movimento está relacionado ao mercado doméstico, influenciado pelo comportamento positivo do mercado de trabalho, sugere o estudo, com o aumento de pessoas ocupadas e da massa de rendimentos. Outro fator é a flexibilização da política monetária com redução da taxa de juros e queda da inadimplência. Entretanto, o setor segue abaixo do patamar pré-pandemia.
Entre os segmentos que mostram recuo na produção, valem destaque o setor extrativo, que recuou 3,4% no período levantado, devido à queda na produção tanto do minério de ferro quanto do petróleo, além do setor de alimentos, que também teve queda de 0,6% em abril. Esses dois setores representam cerca de 30% da estrutura industrial.
Indústria avança 8,4% frente a abril de 2023
Na comparação com o mesmo período de 2023, o setor industrial cresceu 8,4% em abril de 2024, com resultados positivos em quatro das quatro grandes categorias econômicas, 22 dos 25 ramos, 68 dos 80 grupos e 70,3% dos 789 produtos pesquisados.
No fechamento do primeiro quadrimestre, o setor industrial avançou 3,5%, ante queda de 1% em igual período de 2023.
O último quadrimestre de 2023 havia crescido 1%, com aceleração do movimento de crescimento em bens de capital — associado a investimentos —, bens de consumo avançando e bens intermediários, que concentram a matéria-prima, também mostrando taxa positiva.